O Capuchinho Vermelho e o Anjo da Guarda

Era uma vez, uma menina chamada Capuchinho Vermelho que tinha uma gabardine vermelha e que morava numa casinha muito acolhedora, perto do bosque.
Um dia, a mãe disse-lhe que a avó estava doente e pediu-lhe para ir visitá-la e levar-lhe um lanche. De seguida, pôs-se a caminho, muito alegre, saltando e cantando.
A meio do caminho encontrou um homem a cortar uma árvore. Já estava cansado e com fome e, preparava-se para fazer uma pausa e comer a sua merenda.
A Capuchinho foi ter com ele e, naquele momento, a árvore caiu. O camponês, que cortava a árvore, saltou para cima dela e conseguiu salvar-lhe a vida.
Começaram a conversar.
- Muito obrigada por me teres salvado a vida. – disse a menina.
O camponês respondeu:
- Foi um prazer ajudar-te. Como te chamas?
- Eu chamo-me Capuchinho Vermelho, e tu?
- Eu sou o João, mas todos me conhecem por João Trapalhão.
- Porquê…???
- Porque estou sempre a cair e a fazer asneiras.
- Queres vir comigo a casa da minha avó? Vou fazer-lhe uma visita porque está doente.
Começaram os dois a caminhar quando, apareceu um lobo muito magrinho e parecia muito esfomeado. De repente, o João Trapalhão vê perigo. Valente que era, sem pensar duas vezes, atira o machado ao lobo que foge.
- Obrigada por me teres salvado mais uma vez. Fico-te a dever duas. – disse o Capuchinho.
Chegados a casa da avó, lancharam no jardim, fazendo um piquenique e dando tanta a alegria a avó que ficou melhor.
De repente, do céu, surge um ganso dourado e a Capuchinho Vermelho disse:
- Este ganso é para ti, João, é uma recompensa do céu por seres tão generoso.

Texto colectivo do 4.º - 2ª da Professora Cláudia Martins

Sem comentários: