João Trapalhão





Era uma vez um rapaz muito trapalhão que vivia com dois irmãos e os pais no campo.
Os pais mandaram o irmão mais velho e forte cortar a árvore na floresta. Mas ele não conseguiu, porque o gnomo o castigou por ele não lhe ter dado comida.
O irmão do meio também foi tentar cortar a árvore mas também nada fez porque era egoísta, como o irmão mais velho, não partilhou a merenda.
O irmão do meio também foi tentar cortar a árvore mas também nada fez.
O João Trapalhão, o mais novo, conseguiu cortar a árvore porque era generoso e partilhou a comida com o gnomo. Dentro da árvore apareceu um ganso dourado e o gnomo disse ao João:
- Pega no ganso e vai para a cidade!
No meio do caminho, cansado, pediu a uma senhora para dormir no estábulo. Á noite, ela queria uma pena do ganso e quando a foi tirar ficou presa ao ganso. A irmã foi ajudá-la a soltar-se, mas ficou presa! Todos os que foram ajudar foram ficando presos.
Pelo caminho, as pessoas que não ajudavam ficavam a rir-se daquela cómica comitiva.
Entretanto, as pessoas iam dizendo, ao João, para ir para o castelo para fazer rir a princesa. O Rei tinha prometido casar a filha com quem a fizesse rir.
Toda a comitiva caiu ao lago e a princesa riu-se.
O Rei não queria que o João Trapalhão casasse com a princesa e mandou-o fazer três provas muito difíceis. Mas, o João Trapalhão conseguiu, com a ajuda do gnomo, vencer as provas.
O João casou com a bonita princesa com a ajuda do fiel amigo gnomo.
Foram felizes para todo o sempre.


Vitória, Vitória, acabou-se a história!


Texto Colectivo do 2.º - 3.ª da professora Assunção Moreno

Sem comentários: