As Aventuras do João Trapalhão e da Capuchinho Vermelho

Era uma vez uma floresta, com muitas árvores, muito escura, deserta e com animais de muitas espécies. Ali, vivia uma menina, chamada Capuchinho Vermelho que foi dar um passeio e perdeu-se no meio da mata.
A menina preocupada, porque desconhecia o caminho de volta para casa, encontrou uma casinha muito velha e cheia de teias de aranha. Foi ver se alguém lá morava. Bateu à porta. Um rapaz, que disse chamar-se João Trapalhão, abriu-lhe a porta.
- Viva! Estou perdida, quero saber se me podes indicar o caminho de volta à minha casa. perguntou-lhe a menina.
- Onde moras? Tens que me dar uma morada.
- Eu moro na rua do Pragal, N.º3, junto ao pinhal.
- Eu conheço muito bem esse caminho e vou acompanhar-te.
O João e a Capuchinho começaram a viagem.
A certa altura, aparece um ganso! A Capuchinho Vermelho fica muito admirada porque nunca tinha visto um ganso dourado e… o João, simpaticamente, agarra no ganso e diz:
- Toma. O ganso é teu.
Continuaram o caminho. A menina levava o ganso nas mãos.
De repente… Que medo! Apareceu um lobo, com um ar muito sério, furioso e cheio de fome. Dirige-se ao ganso para o comer.
O ganso tinha poderes mágicos. Prestes a ser agarrado pelo lobo transforma-se numa linda e frágil andorinha e …voou! Voou para bem longe.
O lobo assustado fugiu e nunca mais, os dois meninos, ouviram falar dele.
O João e a Capuchinho tornaram-se amigos e, muitas vezes, encontram-se para conversar e dar longos passeios pela floresta.
O ganso… depois de o lobo desaparecer, voltou aos braços da bela e linda Capuchinho Vermelho.

Vitória, Vitória, acabou a história.

Texto Colectivo do 3.º - 3ª da turma da professora Dora

Sem comentários: