Histórias de Muitas Cores





Depois de As Quatro Portas do Céu (2000), em 2001, Rosa Lobato de Faria reedita Histórias de muitas cores, livro destinado aos mais pequenos e publicado, pela primeira vez, já em 1987.

Trata-se de uma narrativa contada na primeira pessoa por uma voz infantil, Fá, uma menina de sete anos, que caiu de bicicleta e que partiu uma perna. Vendo-se, assim, imobilizada, a menina faz-se, então, acompanhar de um amigo especial, o Tintas, que saiu da caixa dos lápis de cor e «tem a mania de contar a história de todas as cores.»

E é portanto com a Fá e com o Tintas, que os nossos pequenos leitores vão percorrer todas as cores do arco-íris, cada uma com a sua história e os seus personagens próprios.

Uma história que se desdobra afinal em várias histórias, numa admirável combinação de cor e fantasia que constitui um excelente incentivo à leitura e um poderoso estímulo à criatividade infantil.

Muito em síntese, julgamos que o resultado deste texto, assinado pela autora de A Trança de Inês (2001) e acompanhado das ilustrações da criação de Marta Albernaz, é, assim, uma espécie de convite, através da leitura e essencialmente da imaginação, a uma divertida arrumação de tonalidades.



2 comentários:

Anónimo disse...

hooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!
poderias antes ter feito só sobre a cor Azul

Anónimo disse...

olá merda