O Pincel Mágico




A Inês desenhou e o Helder escreveu. Trabalho de equipa que resultou!


"Era uma vez uma aldeia muito pobre onde havia um imperador que era muito mau e havia um menino que se chamava Li e que era um grande pintor. Todas as pessoas trabalhavam para o imperador menos o Li que ficava a pintar. O rei era tão mau que tirava as coisas dos camponeses e eles tinham que acordar ao nascer do sol e trabalhavam até a lua aparecer no céu. Certo dia o Li decidiu ir ao cimo da montanha. De manhã ele acordou, pegou na comida e foi. A meio do caminho ouviu um choro e encontrou um tigre bebé, que tinha uma parte na água do rio e outra em terra. quando o Li o tirou da água, a mãe dele rugiu. Então o Li fugiu sem ver para onde ia. Correu até que encontrou uma casa, entrou e viu um velho que lhe disse que tinha uma surpresa para ele e deu-lhe uma caixa que tinha lá dentro um pincel, mil yintas e papel. O velho sábio disse que quando ele desenhasse, o desenho se transformava em realidade. Um dia isso foi parar aos ouvidos do rei, que disse que o queria para ele desenhar ouro e coisas preciosas, mas o Li disse que não. O imperador tirou-lhe o quadro que o Li estava a pintar e começou ele a desenhar. Quando acabou, do desenho sairam cobras. Ele voltou a desenhar e desta vez sairam ratos. E o rei percebeu que só o Li conseguia e, como ele nmão queria, mandou-o para as masmorras. Passaram, um mês, dois meses, três meses e o rei achou muito estranho. Desceu as escadas e espreitou à janela da masmorra. Viu uma cama, uma grande janela, etc. O rei subiu as escadas e chamou os guardas para irem buscar o Li. quando o rapaz chegou à presença do rei, ele mandou-o desenhar árvores de ouro e um novo reino e o Li começou a desenhar o mar. O rei perguntou o que estava ele a fazer.
-O mar - respondeu o Li.
-Para quê? - perguntou o rei.
- Porque o que pediste é muito grande e fica muito distante. Vais ter de ir de barco.
- Então desenha o barco!
E o Li desenhou um barco à vela. Logo o imperador se meteu lá dentro e começou a navegar. Mas, como era tão ambicioso, queria ir mais depressa... E o Li desenhou um furacão. O rei e os seus companheiros desapareceram e nunca mais ninguém ouviu falar deles.


Helder - 4.º Ano de Escolaridade da turma da professora Luísa Calvário

2 comentários:

Anónimo disse...

Ambição...
Como outras tantas acções que muitos utilizam na Vida, só os levam a um fim, Destruição...
Construir, dignificar e ser amigo do nosso amigo ou conquistar o nosso inimigo pela razão é o remédio único, que pode construir uma sociedade justa para todos vocês crescerem e viverem felizes.

Unknown disse...

gostei muito do vosso desenho.