Formação Cívica




Este trabalho apareceu porque estamos a trabalhar a formação cívica e começámos a pensar:

_ Onde é que costuma haver confusão?

Descobrimos os seguintes locais:

- Atrás da escola!

- Ao pé do Jardim de Infância

- Nas casas de banho

- Na areia

- Nas árvores

- No telhado



Depois conversámos sobre os nossos deveres e achámos que deviamos referir estes.

Os nossos deveres

Tenho o dever de:

1 – Manter a escola limpa

2 – Nas escadas devo andar pelo lado direito.

3 – Quando a bola vai para o telhado, tenho que chamar um professor ou outro adulto.



4 – Respeitar as árvores e as plantas, não subindo nem arrancando ramos, folhas ou flores.

5 – Quando uso a água, verifico se a torneira ficou fechada.


Depois dos nossos deveres, reflectimos sobre o que tem acontecido.

O que tem acontecido:

1 – No recreio há muitos pacotes de leite vazios e alguns cheios de restos de bolachas, palhinhas, pacotes de batatas…

2 – Muitos meninos correm, saltam degraus, descem pelo corrimão com o rabo (é um corrimão não é um corri-rabo!)

3 – Os meninos vão ao telhado buscar a bola.

4 – Meninos que se magoam por caírem das árvores e os arbustos estão feios porque lhes arrancam as folhas, pernadas (ramos) e andam em cima deles.

Ao verificarmos o que tem acontecido pensámos em maneiras de evitar alguns problemas e...

O que já fizemos:

1 – Deitamos o lixo no caixote. Também criámos a "OBrigada pela limpeza."



2 – Respeitamos a regra de andar pela direita nas escadas.

3 - Chamamos um adulto para tirar a bola. Podemos jogar outros jogos sem bola e aqueles que temos criado na sala, por exemplo, o jogo do galo.



4 – Nós tentamos não subir às árvores nem ir para dentro dos arbustros.

Por fim, escrevemos os nossos desejos.

O que gostávamos que acontecesse:

1 – Que todas as turmas respeitassem a “OBRrigada pela Limpeza”, todas participassem num dia da semana e que tivessem mais cuidado com o lixo.

2 – Que todos respeitassem as regras da escada - subir e descer pelo lado direito.

3 – Gostávamos que o pátio tivesse mesas para podermos jogar jogos de tabuleiro, até fazer trabalhos, conversar, lanchar…

4 – Gostávamos que houvesse um jardim e terrenos onde pudéssemos criar jardins e hortas para as turmas.



Este trabalho ainda não acabou!

3.º Ano de Escolaridade da professora Helena Leitão

Sem comentários: