RELATÓRIO DE ACTIVIDADES

Relatório de Actividades das Bibliotecas do 1º Ciclo


Este ano lectivo de 2007/08 fui colocada a exercer as minhas funções docentes a tempo inteiro como apoio educativo do TEIP, pelo Conselho Executivo do Agrupamento, com o dever de dinamizar duas bibliotecas deste agrupamento e que estão integradas na Rede de Bibliotecas: a da EB1/JI Monte de Caparica n.º1 e a da EB1 Monte de Caparica.

Foi-me atribuído o Horário de 25 horas lectivas e de quatro tempos de componente não lectiva para o Apoio ao Estudo na Escola EB1 do Monte de Caparica.

Não tive uma equipa de trabalho formada, no entanto, trabalhei em estreita colaboração com a Equipa da Escola 2/3, com a Biblioteca Municipal de Almada e com todos os professores titulares de turma.

Beneficiaram da dinamização da biblioteca, 326 alunos da EB1/JI do Monte de Caparica N. 1 e 169 alunos da EB1 do Monte de Caparica.


A Biblioteca Escolar impulsionou a difusão de documentos através dos Jornais Escolares: “PALAVRAS DOCES” e do “ECO lógico”, assim como, nos Blogues: http://cresceraler2.blogspot.com e http://crescersemlimites2.blogspot.com .

Os objectivos, para os Jornais Escolares e Blogues foram cumpridos, na sua maior parte.

Como aspectos positivos foram destacados: o interesse despertado, a possibilidade de aprender/trocar experiências, a possibilidade de promover o gosto pela escrita e pela leitura de textos, a possibilidade de reflectir sobre a escola e de expor as respectivas ideias. Ao longo do ano, foi evidente a crescente participação e envolvimento de todos os alunos.

Desenvolver nos alunos competências e hábitos de trabalho baseados na pesquisa e tratamento de informação.


Com o funcionamento da Biblioteca, o trabalho de dinamização/animação que se desenvolveu alargou o universo de leitores da comunidade escolar, estimulou o acto e o prazer de ler, fomentou o hábito de pesquisa e investigação, criando simultaneamente espaços alternativos à sala de aula, tendo em conta que aprender não se resume apenas, ao acto de ensinar. Os alunos tiveram à sua disposição o espaço da BE/CRE, servindo-se dele como centro de recursos e de apoio à realização de trabalhos ou recriação.

No âmbito da informática, foi nossa prioridade proporcionar às nossas crianças, mais uma vivência experimental, provando-lhes que todos, sem excepção, podiam fazer aquisições e aprendizagens curriculares, e não só, com o recurso ao computador e à Internet.
Desta forma, todos tiveram a oportunidade de estabelecer um primeiro contacto com o computador e através da utilização de diferentes programas: escrita, desenho, cálculo, jogos didácticos e/ou recreativos, ou ainda, recorrendo ao computador como meio auxiliar de pesquisa documental, os alunos utilizaram e viram o computador como mais um instrumento de trabalho, que lhes permitiu realizar facilmente tarefas, que antes lhe pareciam complicadas.


O Relatório de Actividades foi feito on-line para a rede de Bibliotecas Escolares. No entanto, ainda queremos salientar os seguintes aspectos:

Aspectos positivos
Interesse e fidelização dos utentes das duas Bibliotecas.
Aumento muito significativo do número de requisições de material livro.
Divulgação e consulta, que permitiu dar visibilidade ao trabalho desenvolvido na BE e na Escola: Site da BE, blogues :
http://crescersemlimites2.blogspot.com
http://cresceraler2.blogspot.com
e nos Jornais Escolares: “Palavras Doces” e no Eco lógico”.
Desenvolvimento, com sucesso, de iniciativas de promoção da leitura (em coordenação com o PNL).
Sucesso de iniciativas de animação em articulação com os Titulares de Turma.
Empenho e dedicação de todos os professores.


Aspectos negativos
Equipamento informático e ligação à Internet muito deficiente e desadequado.
Também devido à redistribuição de tarefas, pelas duas escolas, foi dado ênfase à dinamização da Biblioteca em detrimento da formação mais sistematizada de utilizadores, num trabalho que deve ser sequencial e organizado com vista a atingir todos os alunos e a envolver todos os professores.

Pontos críticos
Equipamento informático: devem ser adquiridos mais computadores com configuração adequada ao regime de utilização e uma nova impressora e digitalizador.
Formação de utilizadores e investimento sistemático em actividades de articulação com o currículo e com a sala de aula.
Redefinição da missão e funções da BE no que respeita ao tipo de utilização que dela é feita e às metas que pretende atingir.

Observações
A falta de uma equipa teve implicações, naturalmente, no pleno cumprimento de todas as iniciativas previstas e levou à supressão de algumas delas (Feira do Livro).

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