A Semana da Leitura do 3.º - 2 ª - Turma da professora Sara







Os alunos da professora Sara dramatizaram um lindo conto angolano:







O leão e o coelho





Um leão e um boi viviam no mato.
Há muito tempo um coelho foi ter com o leão e disse-lhe:

- Ó leão, emprestas-me o teu boi para eu pagar uma dívida?

- Claro que sim! - respondeu o leão.
O coelho foi até junto do boi e levou-o consigo. Nunca mais apareceu. Um ano depois, o coelho estava a dormir na toca quando apareceu o leão, com ar aborrecido, e lhe disse:

- Quero o pagamento do boi!

- Para isso tens de vir comigo até ao rio - afirmou o coelho, atrapalhado.

- Está bem. Vamos!

E lá partiram os dois. Já próximo do rio, o coelho virou-se para o leão e disse-lhe:

- Tu ficas aqui à minha espera, escondido no capim. Entretanto, eu vou procurar com que pagar a minha dívida.

O coelho deixou o leão, andou..., andou..., e, a certa altura, avistou gazelas. Aproximou-se e conversou com elas.

- Olá, amigas! Como têm passado?

- Não muito bem, amigo coelho! - respondeu uma delas.

- Porquê? - perguntou o coelho.

- Porque estamos cheias de sede e não sabemos onde encontrar água. Porventura conhece algum sítio onde haja água? - perguntou uma das gazelas.

- Conheço sim. Conheço um rio aqui próximo! Venham comigo! Levo-as até lá - respondeu o coelho.

E guiou-as até ao rio. Quando chegaram ao rio, o coelho fugiu e o leão saiu do seu esconderijo, todo contente com a comida que o esperava. As gazelas, ao verem o leão, assustaram-se e tentaram fugir. O leão correu atrás delas e conseguiu apanhar uma. Comeu-a. Depois exclamou:

- Como está cheia a minha barriguinha! Bela comida. Rico pagamento me fez o coelho. Tenho de ir à casa dele e agradecer-lhe.


Conto tradicional angolano

Sem comentários: