Isabel Lamas e Catarina Cardoso escreveram este livro que nos fala de: "Tudo Sobre o Natal"
É Natal! É Natal! Já nasceu Jesus! O pinheiro que fizemos brilha com a luz.” Este livro ensinou-nos tudo o que há para saber sobre esta quadra tão festejada em todo o mundo. As tradições, os contos, os enfeites e as suas histórias, o Pai Natal, e muitas, muitas ideias para pôr em prática nas nossas festas.
Aprendemos e conhecemos algumas das tradições portuguesas.
Querem conhecer...???
A tradição portuguesa diz-nos que era o Menino Jesus que trazia os presentes aos meninos que se portavam bem. Mais tarde, os presentes começaram a ser dados pelo Pai Natal.
Os nossos símbolos Natalícios mais importantes são a árvore de Natal e o presépio com: uma manjedoura, animais, pastores, os três reis magos, Maria, José e o menino Jesus.
Em Portugal, o presépio foi sempre mais utilizado do que a árvore de Natal. O presépio teve origem em Itália, com São Francisco de Assis, que pediu a um homem chamado Giovanni Villita que criasse um presépio à frente do qual o Santo celebrou missa.
Pomos o sapatinho em frente à lareira ou debaixo da árvore de Natal.
As casas, as ruas e as lojas estão decoradas com grinaldas e decorações natalícias.
Nas nossas casas não pode faltar o presépio e uma árvore de Natal.
Temos ainda, variantes tradições de Natal, nos vários pontos do País, mas em todo o lado se festeja com decorações, prendas, com a união da família e refeições em comum.
A ceia de Natal, respeitando o jejum da quadra, inclui bacalhau cozido com batatas e verduras, tudo bem regado com azeite.
No norte do País come-se polvo assado e outros pratos e doces da época.
Ao aproximar-se a meia-noite, muitas famílias vão à Missa do Galo. Onde é costume beijar o Menino, como prova de devoção.
No regresso a casa... é hora para se verem os presentes.
No dia de Natal come-se peru assado, roupa velha e muitos doces deliciosos, como filhoses, azevias, sonhos, coscorões, broas, rabanadas, bolo-rei e frutos secos.
Tudo sobre o Natal
Etiquetas: "Hora do Conto"Publicada por Crescer Sem Limites à(s) 18:56
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário