Tudo sobre o Natal



Isabel Lamas e Catarina Cardoso escreveram este livro que nos fala de: "Tudo Sobre o Natal"

É Natal! É Natal! Já nasceu Jesus! O pinheiro que fizemos brilha com a luz.” Este livro ensinou-nos tudo o que há para saber sobre esta quadra tão festejada em todo o mundo. As tradições, os contos, os enfeites e as suas histórias, o Pai Natal, e muitas, muitas ideias para pôr em prática nas nossas festas.

Aprendemos e conhecemos algumas das tradições portuguesas.

Querem conhecer...???

A tradição portuguesa diz-nos que era o Menino Jesus que trazia os presentes aos meninos que se portavam bem. Mais tarde, os presentes começaram a ser dados pelo Pai Natal.

Os nossos símbolos Natalícios mais importantes são a árvore de Natal e o presépio com: uma manjedoura, animais, pastores, os três reis magos, Maria, José e o menino Jesus.

Em Portugal, o presépio foi sempre mais utilizado do que a árvore de Natal. O presépio teve origem em Itália, com São Francisco de Assis, que pediu a um homem chamado Giovanni Villita que criasse um presépio à frente do qual o Santo celebrou missa.

Pomos o sapatinho em frente à lareira ou debaixo da árvore de Natal.

As casas, as ruas e as lojas estão decoradas com grinaldas e decorações natalícias.

Nas nossas casas não pode faltar o presépio e uma árvore de Natal.
Temos ainda, variantes tradições de Natal, nos vários pontos do País, mas em todo o lado se festeja com decorações, prendas, com a união da família e refeições em comum.

A ceia de Natal, respeitando o jejum da quadra, inclui bacalhau cozido com batatas e verduras, tudo bem regado com azeite.

No norte do País come-se polvo assado e outros pratos e doces da época.

Ao aproximar-se a meia-noite, muitas famílias vão à Missa do Galo. Onde é costume beijar o Menino, como prova de devoção.

No regresso a casa... é hora para se verem os presentes.

No dia de Natal come-se peru assado, roupa velha e muitos doces deliciosos, como filhoses, azevias, sonhos, coscorões, broas, rabanadas, bolo-rei e frutos secos.

Sem comentários: